Introdução Descrição
Download Registro
Histórico Instalação
Exemplo 1 Exemplo 2
Perguntas freqüêntes E-Mail

Perguntas freqüêntes

Logotipo WEBCODE


P.01) 

Sempre que o CGI WEBCODE é chamado, o browser tenta fazer um "download" do mesmo ao invés de executá-lo. Por que ?

resposta: Isto ocorre sempre que o diretório onde o CGI WEBCODE se encontra não for um diretório EXECUTÁVEL. Para solucionar este problema deve-se mudar os atributos do diretório utilizado

 

P.02)  Estou tentando criar um arquivo GIF com a imagem do código e obtenho sempre a mesma mensagem: Erro 54 ou 58 - Arquivo xxxx.GIF não pode ser criado. Por que ?

resposta: Isto ocorre sempre que o diretório especificado no parâmetro F não tiver direitos para gravação / criação de novos arquivos. Para solucionar este problema deve-se mudar os atributos do diretório utilizado

 

P.03)  Em todas tentativas de gerar um código de barras, obtenho sempre a mesma mensagem:

Erro 60 - host não autorizado a executar o CGI WEBCODE !.. Por que ?

resposta: Para evitar que o "mundo" use o CGI WEBCODE instalado em seu servidor, este verifica se o servidor que o chamou (pela URL ou pelo número do IP) encontra-se relacionado na seção [hosts] do arquivo de configuração. O CGI WEBCODE irá gerar os códigos apenas se o nome ou o número do IP do servidor solicitante estiver relacionado na seção [hosts]. Por exemplo: A URL http://www.seuservidor.com.br, com IP 100.101.102.103, poderia ter as seguintes linhas relacionadas no arquivo de configuração:

[hosts]
1=100.101.102.103
2=seuservidor.com.br
3=www.seuservidor.com.br

Notar que o http:// não deve ser informado e que uma instalação admite até 8(oito) linhas na seção [hosts]

 

P.04)  Porque não existe um parâmetro unidade Z=PONTOS para indicar que a unidade métrica a ser utilizada é pontos ao invés do complicado parâmetro resolução R=2540 ?

resposta: A resposta para esta questão é muito simples. Considere uma reta medindo 1,25 milímetros de comprimento. Como as medidas são informadas em centésimos de milímetro (0,01mm), nosso 1,25 mm seria expresso como 125 inteiros. Pergunta: Quantos pontos seriam necessários para ocupar 125 centésimos de milímetro em um dispositivo com resolução gráfica de 300 pontos por polegada (300 DPI) ? A resposta é: 125 * 300 / 2540, ou seja: 14 pontos. Então, se quisermos forçar uma equivalência entre o valor informado e a quantidade final de pontos (tal que, por exemplo, 14 * R / 2540 = 14) bastaria fazer R=2540. Assím, 125 (com Z=CENTÍMETROS) para uma resolução de 300 DPI é igual a 14 para uma resolução de 2540

 

P.05)  Quais são os parâmetros necessários (e ideais) para a geração de códigos de barras para boletos de cobrança bancária no padrão Febraban com 44 caracteres ? 

resposta: O boleto de cobrança padrão Febraban deverá ter o código de barras padrão 2 de 5 intercalado, com 44 caracteres de tamanho. Para isso os seguintes parâmetros deverão ser informados:

T=int2of5 (padrão do código)
R=2540    (resolução especial, para unidade "pontos")
B=1          (largura da barra estreita igual a 1 ponto)
E=1          (largura do espaço estreito igual a 1 ponto)
P=30        (proporção largo x estreito igual a 3.0 para 1)
A=50        (altura das barras igual a 50 pontos)
N=0          (sem impressão de legenda)
C=123...   (seqüência com os 44 dígitos a serem codificados)

Todos estes parâmetros (com exceção do C) poderão estar definidos como constantes no arquivo de configuração. Dependendo da versão do browser utilizado e ainda da resolução gráfica da impressora, poderão ser observadas pequenas variações quanto às dimensões finais do código impresso, o que é normal e perfeitamente admissível

 

P.06)  O CGI WEBCODE encontra-se disponível para quais sistemas operacionais ?

resposta: No momento, apenas para Windows NT / 95 / 98 e 2000

 


Caso sua dúvida / pergunta não conste da relacão acima, favor enviar um E-Mail para webmaster@webcode.com.br detalhando sua dúvida / pergunta. Teremos o máximo prazer em responder.


Todas as informações desta página e ainda alguns detalhes adicionais constam do módulo WEBCODE.DOC  integrante do download (cópia de demonstração e testes).